Viagem pela Europa - Espanha e Portugal

PERÍODO DA VIAGEM = DE 01 A 08/11/99 - BAIXA TEMPORADA - 8 dias

INSTRUMENTOS DE VIAGEM =  ROTEIRO PRÉVIO / TOUR PROMOCIONAL PELA TAP

DESPESAS COM:

* HOTEL BARCELONA - 4 DIAS - Hosteria Grau - Pesetas 7.000 X 4 =  28.000 (R$ 350,00)

* IVA 7 % = Pesetas 1.960 (R$   24,50)

* HOTEL LISBOA - 1 DIA (+ 2 DIAS DE PROMOÇÃO - TAP) - Hotel Madri = Esc 12.000 (R$ 126,32)

* ALIMENTAÇÃO PARA DUAS PESSOAS – 6 dias = (R$ 65,00 p/dia) (R$ 390,00)

* TOUR OPCIONAL EM LISBOA (Óbidos - Nazaré - Fátima)= Esc 14.500 X 2 = 29.000     (R$ 290,00)

* L'Aguarium - Barcelona - Pts 950 x 2 = 1.900  (R$  24,00)

TOTAL GERAL DOS GASTOS PARA DUAS PESSOAS EM 7 DIAS (alojamento/transporte/alimentação)

R$ 891,00  = R$ 128,00 por dia = R$ 64,00 por pessoa (câmbio US$ 1,96 na época)

CIDADES PRINCIPAIS VISITADAS

(Os números indicados entre parênteses indicam os dias de permanência na cidade em Hotel)

Barcelona - Es (4), Lisboa - Pt (3), Óbidos - Pt, Nazaré - Pt, Alcobaça - Pt, Batalha - Pt, Fátima - Pt

PAGAMENTO DE DESPESAS

Pode-se pagar quase tudo com Cartão de Crédito (=CC), há alguns locais que não aceitam CC por isso é sempre bom se ter alguma moeda em espécie do país e/ou US$ que é cambiável em qualquer lugar.

MOEDAS servem para comprar miudezas em máquinas de auto-serviço (cigarros, doces, cafés, etc.) e devem ser utilizadas antes de se sair do País, pois não fazem câmbio delas.

IMPRESSÕES E OBSERVAÇÕES DA VIAGEM

A VIAGEM - DIÁRIO

ESPANHA

Depois de passearmos 25 dias de Motorhome pela Europa, paramos em Barcelona.

Lá ficamos hospedados 4 dias em um pequeno Hotel - Hosteria Grau - nas proximidades da zona central e antiga da cidade e do ponto turístico principal denominado "La Rambla".

Visitamos a Igreja da Sagrada Família, o Mercado de São José, O Aguarium, a Catedral de Barcelona, o Porto Marítimo, o Centro Antigo, e o melhor de tudo, passeamos inúmeras vezes em diversos períodos do dia pela "La Rambla".

O que é – La Rambla?

É uma espécie de avenida com 1 km de extensão que vai do porto até a Pça. Catalunya. Possui um espaço central de aproximadamente uns 40 metros de largura, com duas vias carroçáveis laterais para veículos. Neste espaço de 1 km extensão por 40 metros de largura, há atrações para se ver durante 24 horas do dia, assim como nas vias transversais. Ë uma verdadeira festa. Este espaço é dividido em áreas de atividades: quiosques de artesanato, pintores e retratistas, floriculturas, “tiendas” de vendas de animais domésticos, cadeiras para descanso , mesas de barzinhos. Tudo isto intermediado por: músicos, artistas circenses, estatuas vivas, conjunto de musica flamenca, enfim, atrações muito bonitas e características da região Catalã.

Merecem destaques especiais que não podem deixar de serem visitados obrigatoriamente:

1 - Mercado de São José, localizado na “La Rambla”. Ë um verdadeiro espetáculo. A iluminação, a limpeza, a variedade de produtos é de botar água na boca, tem-se vontade de sair comprando de tudo: cerejas, chouriços (=lingüiças), setas (= cogumelos), bacalhau, frutos do mar, azeite virgem de oliva tão puro que o verde é bem escuro, tudo de primeiríssima qualidade. Só para destaque: as balconistas da área de carnes e peixes eram senhoras que estavam com aventais impecavelmente brancos e com bordados.

2 - Aos domingos – 12 horas - , em frente a Catedral de Barcelona, no bairro Gótico, há uma das mais bonitas demonstrações da tradição Catalã, uma dança denominada “Sardana”.

A praça da catedral fica completamente lotada. Nas escadarias da catedral fica posicionada uma orquestra típica e na praça são formadas rodas de pessoas, grandes, pequenas, de jovens, de crianças, de idosos, de associações que ficam dançando ao som das músicas regionais. Os jovens com coreografias próprias dançam energicamente, enquanto os mais velhos e crianças dançam com mais moderação. Lembra um pouco a nossa Ciranda.

3 – A Igreja da Sagrada Família é um espetáculo à parte e é impossível de ser descrito. Só vendo e conhecendo esta obra de um artista chamado GAUDI. Fica-se simplesmente extasiado frente a Igreja. Gaudi possui outras obras na cidade e que merecem ser conhecidas.

4 – O “L’Aguarium” é outro ponto que não se pode deixar de conhecer. A localidade em volta, porto marinho, é muito animada, com restaurantes e Centro Comercial (=Shopping)

PORTUGAL

Depois de 4 dias em Barcelona voamos para Lisboa a fim de desfrutar de uma Promoção – “Bom dia Lisboa”- oferecida pela TAP.

A Promoção consistia em:

1 – estadia de 2 dias em hotel, ficamos no Hotel Madri, muito bom;

2 - um jantar típico, tendo sido escolhido o Café Luso no bairro Alto, à Travessa da Queimada, 10 ,  onde passamos horas agradáveis comendo um peixe à moda da casa, tomando um bom vinho e assistindo danças típicas;

3 – um tour pela Cidade de Lisboa passando pelos pontos principais: Ponte sobre o Rio Tejo, visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Palácio da Ajuda, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Praça do Comércio, passeio a pé pelo Bairro de Alfama e retorno a Praça Marquês de Pombal. Neste tour degustamos Vinho do Porto em boa quantidade;

4 – dispúnhamos de entradas para museus das quais não desfrutamos.

Durante a permanência em Lisboa, nas proximidades do Hotel, descobrimos um Shopping pequeno mas muito bem diversificado e com uma praça de alimentação com refeições/pratos muito em conta (= Esc. 1.800 = R$ 18,00 p/ 2 pessoas), onde passamos a almoçar.

Descobrimos, também, nas proximidades do hotel, à R. Luciano Cordeiro, 89, um restaurante chamado “Camacha” (Sr. Simões) onde comemos uma bacalhoada típica de se tirar o chapéu, acompanhado de vinho branco e de tira gosto queijo de cabra cremoso e fundido!!!

Resolvemos fazer um tour até a cidade de Fátima. Este passeio era de dia inteiro. Saímos da Pça Marquês de Pombal em Lisboa com direção as cidades de:

- Óbidos – cidade fortaleza do período medieval e de um encanto singular;

- Alcobaça – onde visitamos os túmulos de Pedro e Inês, na Igreja do Mosteiro;

- Nazaré – cidade de pescadores à beira mar, onde almoçamos um belo prato de peixe acompanhado de um bom vinho. Esta é a cidade onde, tradicionalmente, as viúvas dos pescadores se vestem de negro com 7 saias, até a morte, não se casando com mais ninguém. Esta tradição já não é tão seguida pelas atuais viúvas.

- Batalha – com visita ao Mosteiro do século XIV, onde se encontra o tumulo do Soldado desconhecido da II Guerra Mundial, e finalmente...

- Fátima – onde se encontra o famoso Santuário de N.S. de Fátima, com a Gruta da Aparição e a Basílica.

De Lisboa voltamos para Recife.

FIM DA AVENTURA

Quaisquer informações complementares poderão ser solicitadas através de nosso e-mail.

BOA VIAGEM!

VOLTAR

Inicial | Advogado e Calc. Trabalhista | Advogados Associados | Psicoterapia OnLine | Recursos Humanos | Poesias OnLine | Jogos/Downloads/MP3 | Estrela da Manhã | Noite Inusitada | Homenagem ao Maior Amigo | Dicas de Português | Tour e Folclore de PE | Brasil: São Paulo até Recife | 1ª Viagem Internacional | Europa: Espanha até Portugal | Europa I: 25 dias de Motorhome | Europa II: Espanha - Portugal | 19 dias de Trem pela Espanha | Dicas e Contatos na Europa | Família Homem de Mello | História do Homem de Mello | Genealogia Homem de Mello | Genealog. Mario Homem de Mello | Destaques na Família | Contatos Homem Mello | E-mail