Prêmio Fábio Décourt Homem de Melo

O Prêmio "Fábio Décourt Homem de Mello" foi instituído pela ABM, em 1998, como um incentivo aos estudantes e como uma forma de buscar uma maior aproximação com a comunidade universitária. É outorgado, anualmente, ao melhor formando dos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas de cada universidade brasileira.

A escolha dos premiados é feita pela própria universidade, através de seus próprios critérios de avaliação. A entrega do prêmio ocorre durante a solenidade de formatura. A premiação consiste de diploma, concessão de anuidade de sócio da ABM e inscrição gratuita para o Congresso Anual subseqüente.

Fábio Décourt Homem de Melo, que empresta seu nome à premiação, foi sócio fundador da ABM, conselheiro e diretor, tendo exercido a função de Secretário Geral da Associação no período de 1964 a 1982. Engenheiro civil pela POLI, trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, sendo reconhecido especialista na área de Fundição. Foi presidente da Comissão Técnica de Fundição da ABM.